Projeto Kardec Hoje e Sempre

Porque, nasceu o "Movimento Kardec Hoje e Sempre"

Temos tido pela mídia, isto é, pelos jornais restritos a diversas Casas Espíritas  referências de "especialistas" sobre a doutrina Espírita, que o Codificador está ultrapassado nos conceitos exarados nos seus escritos.
O que significa tal afirmação? Porque tal conduta?
Observando-se o tríplice aspecto em que o Espiritismo se baseia, constata-se que os aspectos filosófico e religioso, permanecem solidamente vivos conforme Kardec os descreveu.
Quanto ao aspecto científico, vimos artigos em que os autores tentaram anular o caráter de ciência: " No Espiritismo nada há de ciência e, portanto não deve ser encarado como tal".Assim dizem os detratores.
A nosso ver, na verdade, a ciência espírita aguarda o avanço maior da ciência oficial para ambas caminharem conjuntamente. O espiritismo é no seu íntimo uma grandiosa ciência.
"Do mesmo modo que a ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Ora, sendo este ultimo uma das forças da natureza que reage incessantemente sobre o princípio material e reciprocamente, resulta daí que o conhecimento de um não pode ser completo sem o conhecimento do outro: o espiritismo e a ciência se completam um pelo outro.
A ciência sem o espiritismo se acha impossibilitada de explicar certos fenômenos unicamente pelas leis da matéria; o espiritismo sem a ciência, ficaria sem apoio e sem exame.
O estudo das leis materiais deveria preceder o da espiritualidade, porque é a matéria que primeiramente fere os sentidos.
Se o espiritismo tivesse aparecido antes das descobertas cientificas teria abortado, como tudo que vem antes do tempo." (texto da "A Gênese" de ªKardec - cap. 1 item 16)
Ao tempo de Kardec e de sua primeira obra, o Livro dos Espíritos 1857, não se conheciam ainda as principais partículas componente da matéria, que hoje sabemos entrarem na composição do mundo material, das estruturas siderais do Universo, parte do perispírito, etc. Naquela época, a física ainda estava buscando esclarecimentos e caminhos para explicar a estrutura da matéria, os conceitos da física quântica, a natureza da luz e assim por diante.
Destarte o espírito da Verdade ao ditar as respostas às perguntas da Kardec no seu pentateuco, restringiu-se aos conhecimentos científicos de então.
Em suma, a a disputa em torno de estar o Codificador ultrapassado deve ser reduzida a coisa nenhuma. Mas para os espiritas sinceros o pior é essa celeuma se alevanta por profitentes da Doutrina.
Seriam estes aqueles que julgam ter entrado para espiritismo mas a Doutrina não lhes penetrou no íntimo?
Enfim, tal discussão não tem razão de ser por inútil e infeliz.
É o velho e costumeiro personalismo de muitos dirigentes das casas espíritas com desejos insopitaveis de se exibirem de forma destrutiva.
Estes, ou desejam introduzir suas alterações nos ensinamentos de Kardec, ou querem fundar nova doutrina, que seria uma mistura de algo fantasioso nebuloso com coisa nenhuma.
Lembrai-vos irmãos que a Doutrina Espírita foi codificada por Kardec, o qual reuniu os ensinamentos de um grande número de Espíritos, que falaram e mesma linguagem através de diferentes médiuns disseminados pelo mundo todo e, não se limitou ao: "eu acho que...", de alguns dirigentes pomposos.
Sejamos mais sinceros, honestos e humildes em nossas argumentações e sobretudo agradecemos humildemente ao Codificador da Doutrina continuadora da Cristianismo primitivo, pelo sublime trabalho que desenvolveu juntamente com espíritos Superiores auxiliares diretos de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário